Engenharia & Arquitetura

Engenharia & Arquitetura

Tecnologia

Assessoria Jurídica

Imagem

Imagem

Mais informações sobre tecnologia

segunda-feira, 3 de outubro de 2011
+A +/- -A
Início


Recentemente foi mostrada uma reportagem no Jornal Nacional que o aeroporto de Londres tinha encontrado uma solução para o extravio de malas, mas como funciona? Simples, é colocado uma etiqueta que contém um chip RFID que informa ao passageiro onde está a mala. Como funciona e pra que serve essa nova tecnologia? Radio-Frequency IDentification funciona como uma pequena etiqueta ou código de barras, mas não somente isso, vejamos algumas notícias...

O RFID pode ser utilizado para etiquetar produtos, animais, etc. Funciona como um código de barras, sendo que tem mais funções, como por exemplo dar mais informações sobre o produto ou objeto como tamanho, cor, etc. A grande vantagem é o custo por etiqueta, chegando a R$ 0,10 por unidade.

Existem basicamente dois tipos de etiqueta, a passiva e a ativa, a passiva apenas recebe a onda da antena ou leitor e reflete a onda para dar a resposta, já a ativa envia a informação a respeito do seu conteúdo para o leitor.As etiquetas também podem ajudar a monitorar o fluxo do trânsito quando são instaladas nos carros.

RFID também tem problemas, como mostra a reportagem, em certos momentos as etiquetas devem ser desativadas ou ter uma certa segurança quanto aos leitores, pois após uma pessoa fazer as compras poderia passar pelo constrangimento de alguém estar com um leitor e saber todas as informações sobre a compra que você fez, desde marca, preço, vai que tem algo comprometedor ! O grande problema em bloquear ou criptografar as mensagens do RFID é a pouca capacidade de armazenamento e processamento que a etiqueta possui.

O RFID tem certos problemas, como por exemplo quanto a leitura, o chips mais baratos não possuem um raio de emissão de freqüência tão grande, o que dificulta a leitura. Possuem bateria que pode descarregar caso não haja nenhuma maneira natural de recarga. Acredito que tenham mais prós do que contras, pois é uma tecnologia versátil que pode ser usada de maneiras inteligentes, como no caso das malas ou de uma forma mais geral para identificar objetos perdidos, para detectar incêndios em florestas, pagar pedágio de uma forma mais simples, identificação de animais e livros.

Para os que quiserem se aprofundar mais sobre o assunto segue algumas referências:
2 artigos que falam de estratégias para resolver o problema da privacidade:
blocker tag: RFID especial que simularia vários RFIDs bloqueando a leitura das outras etiquetas.
Minimalist Cryptography: forma de fazer criptografia para etiquetas de baixo custo

Fonte pesquisada
http://www.inovacaoenegocios.com/2008/02/rfid-entenda-um-pouco-sobre-essa.html
 

Copyright © 2010 Métodos Tecnologia & Assesoria | Design by Dzignine

Ir ao Fundo Ir ao Topo